Xtest

Friday, June 23, 2006

Mindwalk

Outro post, mesmo dia, outro assunto, outro filme.

"Ponto de Mutação" (MindWalk, EUA, 1990), roteiro de Frijot Capra, autor de livro homônio, por sinal muito bom mas que ainda preciso terminar de ler.

O filme nada mais é do que o diálogo entre uma física, um político e um poeta sobre a crise que passava o mundo na época (anos 90) e que por sinal ainda não passou senão piorou.

A idéias são muito boas e extremamente lúcidas. É gritante a discrepância entre a evolução da nossa ciência e da nossa sociedade. O desequilíbrio é claro, e os avanços estão chegando antes mesmo de estarmos pronto pra usá-los. Então, porque não aplicar a mesma perspectiva que nos fez evoluir para a Física Quântica ao nosso conceito de sociedade? Talvez seja uma boa resposta para a pergunta: qual é mesmo a utilidade da Física Avançada?

E o que a Quântica nos diz? Que individualmente observados, em escala que revelam as estruturas elementares da matéria, os fenômenos físicos mais mundanos a olho nu (como uma bola quicando em uma superfície sólida) não são satisfatoriamente explicados ou mesmo visualizados. Para conseguir uma visualização satisfatória, é necessário ajustar o foco não para o individual mas para as relações que ocorrem entre cada átomo, molécula ou célula. Só analizando o todo, é que as coisas passam a fazer sentido.

E vai além disso, microscopicamente os limites se tornam mais tênues, os mesmos elétrons de um átomo antes já espalham-se para outras partículas, outras moléculas, tempos depois. Visto desse ângulo, somos realmente um todo, e irremediavelmente impactamos de forma vasta o ambiente, a sociedade, o planeta e mesmo o universo do qual fazemos parte. Lembra do velho conceito de Ecossistema? De como todo indivíduo impacta numa reação em cadeia o ambiente que faz parte?

Pois é, essas idéias não são sequer recentes: o livro é um Best-Seller de 1982! Mas até hoje parecem 'alienígenas' ao meio acadêmico e mesmo fora dele, a ponto de colocarem o livro na prateleira de 'Auto-Ajuda e Esoterismo'. Putz, quanta ignorância!

Mas vou parar por aqui, porque assisti ao filme mas não terminei o livro.
A quem quiser arriscar o download ou locação, garanto uma visão de mundo interessante ou um sono dos mais gratificantes.
O que vier primeiro, :-P.

X

2 Comments:

  • Olha, eu trabalho ao lado do laboratório de computação quântica. É coisa de louco o que eles estudam lá.
    Acho que esse filme deve ser viagem, pelo visto. Eu não veria, nem a pau!! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Desculpe, mas eu digo mesmo!!! kkkkkkkkk

    By Anonymous Anonymous, at 10:54 AM  

  • Ei to por aqui, li seu texto perfeito, ja pensaste em ser um redator ou até mesmo ter uma coluna p um jornal local? se tiver interesse posso conseguir um espaço em site local ou em um jornal p vc colocar as seus brilhantes pensamentos e opiniões.Confesso q o livro eu não li mas o filme eu ja tiver o prazer de assistir..assistir duas vezes, pois, confesso a sua complexidade...cada dialógo eh uma viajem, um alerta p vc começar a ver o mundo as pessoas de uma forma muito maior,mais intensa e tirar o supérfluo que nós insistimos em colocar em tudo q lidamos.Mais uma vez parabéns pelos texto confesso q vou virar uma visante assídua.
    xero

    By Anonymous Anonymous, at 6:15 PM  

Post a Comment

<< Home